A compreensão do ciclo de vida do serviço é fundamental para a ITL |
A ideia do ciclo de vida do serviço permite alinhar a TI com o negócio já que:
- Converte conceitos e idéias inovadoras em serviços para os clientes. O que quer dizer isto? Quer dizer que se a TI tem muitas demandas (o negócio pede muitos projetos para a TI), e ela vai ter que saber decidir o que deve ser transformado em serviço. O desenvolvimento do serviço terá que ser feito de maneira controlada, passando pelas fases de Estratégia, Desenho e Transição, e depois colocado em Produção;
- Resolve problemas usando soluções efetivas e prolongadas. Temos feedback entre as fases, o que permite identificar as melhorias necessárias tanto para os processos como para os serviços. A intenção é que todo o sistema tenha uma otimização ao longo do tempo para obter melhores resultados;
- Controla custos e riscos que podem potencialmente influenciar no valor que foi criado. Os riscos devem ser identificados já durante a definição da estratégia. Isto é muito importante, pois sabemos que os projetos de TI normalmente não cumprem os seus
- orçamentos justamente porque os riscos não são gerenciados;
- Aprende com os sucessos e falhas para gerenciar desafios e idéias. É a Melhoria de Serviço Continuada. Identificase o que não funciona e o que falhou no processo, e propõese uma ação corretiva.
As fases do clico de vida do serviço pela ITIL
Estratégia do Serviço
Prevê e conceitua um conjunto de serviços que ajuda o negócio a alcançar seus objetivos. É aqui que são tomadas as decisões estratégicas relacionadas aos serviços que vão ser desenvolvidos.
Desenho do Serviço
Desenha o serviço tendo em mente objetivos de utilidade e garantia. Basicamente desenha o que a estratégia decidiu.
Transição de Serviço
Move os serviços para o ambiente de produção. Os serviços são desenvolvidos, testados e liberados de forma controlada.
Operação de Serviço
Gerencia os serviços em produção para assegurar que seus objetivos de utilidade e garantia sejam alcançados. Aqui estão os processos do dia-a-dia, que mantém os serviços funcionando.
Melhoria de Serviço Continuada
Avalia os serviços e identifica formas de melhorar sua utilidade e garantia no suporte aos objetivos do negócio.
Estudando cada uma das fases do ciclo de vida do serviço
O padrão mais comum de estudo do ITIL é seguir sequencialmente as fases, começando pela estratégia, indo para o desenho do serviço, transição e operações, e voltando para a estratégia através da Melhoria de Serviço Continuada.
O que não pode ser esquecido é que existem várias interações entre as fases. O ciclo, na verdade, é um sistema e podemos considerar cada fase como um subsistema, com entradas e saídas próprias.
Vamos aprofundar cada uma das fases nos links abaixo:
- Estratégia de serviço;
- Desenho de serviço
- Transição de serviço
- Operação de serviço
- Melhoria de serviço continuada.
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