quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A importância do ciclo de vida do serviço no ITIL

A biblioteca ITIL gira em torno do Ciclo de vida do serviço, como podemos ver na imagem abaixo e isso não é a toa.

Imagem mostrando o ciclo de vida do serviço de acordo com a ITIL
A compreensão do ciclo de vida do serviço é fundamental para a ITL


A ideia do ciclo de vida do serviço permite alinhar a TI com o negócio já que:


  • Converte conceitos e idéias inovadoras em serviços para os clientes. O que quer dizer isto? Quer dizer que se a TI tem muitas demandas (o negócio pede muitos projetos para a TI), e ela vai ter que saber decidir o que deve ser transformado em serviço. O desenvolvimento do serviço terá que ser feito de maneira controlada, passando pelas fases de Estratégia, Desenho e Transição, e depois colocado em Produção;
  • Resolve problemas usando soluções efetivas e prolongadas. Temos feedback entre as fases, o que permite identificar as melhorias necessárias tanto para os processos como para os serviços. A intenção é que todo o sistema tenha uma otimização ao longo do tempo para obter melhores resultados;
  • Controla custos e riscos que podem potencialmente influenciar no valor que foi criado. Os riscos devem ser identificados já durante a definição da estratégia. Isto é muito importante, pois sabemos que os projetos de TI normalmente não cumprem os seus
  • orçamentos justamente porque os riscos não são gerenciados;
  • Aprende com os sucessos e falhas para gerenciar desafios e idéias. É a Melhoria de Serviço Continuada. Identifica­se o que não funciona e o que falhou no processo, e propõe­se uma ação corretiva.

As fases do clico de vida do serviço pela ITIL

Estratégia do Serviço

Prevê e conceitua um conjunto de serviços que ajuda o negócio a alcançar seus objetivos. É aqui que são tomadas as decisões estratégicas relacionadas aos serviços que vão ser desenvolvidos.

Desenho do Serviço

Desenha o serviço tendo em mente objetivos de utilidade e garantia. Basicamente desenha o que a estratégia decidiu.

Transição de Serviço

Move os serviços para o ambiente de produção. Os serviços são desenvolvidos, testados e liberados de forma controlada.

Operação de Serviço

Gerencia os serviços em produção para assegurar que seus objetivos de utilidade e garantia sejam alcançados. Aqui estão os processos do dia­-a­-dia, que mantém os serviços funcionando.

Melhoria de Serviço Continuada

Avalia  os serviços e identifica formas de melhorar sua utilidade e garantia no suporte aos objetivos do negócio. 


Estudando cada uma das fases do ciclo de vida do serviço

O  padrão mais comum de estudo do ITIL é seguir sequencialmente as fases, começando pela estratégia, indo para o desenho do serviço, transição e operações, e voltando para a estratégia através da Melhoria de Serviço Continuada.

O que não pode ser esquecido é que existem várias interações entre as fases. O ciclo, na verdade, é um sistema e podemos considerar cada fase como um subsistema, com entradas e saídas próprias.

Vamos aprofundar cada uma das fases nos links abaixo:
  • Estratégia de serviço;
  • Desenho de serviço
  • Transição de serviço
  • Operação de serviço
  • Melhoria de serviço continuada.


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