terça-feira, 8 de novembro de 2016

Boas práticas na Itil

A ITIL oferece um framework comum para todas as atividades do departamento de TI, como a parte da provisão dos serviços, baseada na infra­estrutura de TI. Estas atividades são divididas em processos, que fornecem um framework eficaz para um futuro Gerenciamento de Serviços de TI aprimorado. Cada um destes processos cobre uma ou mais tarefas do departamento de TI, tais como desenvolvimento de serviços, gerenciamento da infra­estrutura, fornecimento de serviços e suporte a serviços.

Estes processos propiciam o uso das boas práticas, fazendo com que o departamento de TI
possa adotá-­las independentemente  da estrutura da organização.

As boas práticas da ITIL têm como objetivos:

  • Servir de inspiração para melhorar processos de TI;
  • Sugerir onde é possível chegar, pois outras empresas já conseguiram resultados positivos;
  • Sugerir para que servem os processos e práticas;
  • Sugerir por que adotar os processos e práticas.


Muitas destas boas práticas são claramente identificáveis e na verdade são utilizadas na maioria das organizações de TI. Talvez muitos dos conceitos que você vai ver de ITIL você já utiliza ou conheça.

A ITIL apresenta as boas práticas de forma coesa. Os livros da ITIL descrevem como estas práticas podem ser otimizadas e como a coordenação das atividades pode ser aperfeiçoada. Os livros também explicam como os processos podem ser formalizados dentro de uma organização. Eles fornecem uma referência dentro da organização para uma terminologia padronizada, e ajudam a definir os objetivos e determinar o esforço requerido.

A ITIL não pode ser vista como uma metodologia, pois as boas práticas são flexíveis a ponto de você adaptá­-las aos seus processos. Já uma metodologia possui uma implantação mais rígida, com regras bem definidas. “Na ITIL, tudo pode, nada deve.”

A vantagem da adoção das boas práticas está no fato de não ser necessário “reinventar a roda”. Adotar práticas já testadas propicia um ganho de tempo e retorno mais rápido sobre o projeto de implantação de uma Gestão de Serviços

Na ITIL V2 usamos o termo “melhores práticas”. Na ITIL V3 não é utilizada esta designação, pois muitas práticas são novas e temos poucos casos de sucesso para dizer que estas são mesmo as melhores práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário