segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Introdução ao Itil V3

Por muitos anos, algumas organizações puderam continuar seus negócios ainda que tivessem pouco apoio da TI. Hoje a realidade é diferente: a Tecnologia da Informação é um fator crítico de sucesso para a organização, e até em muitos casos acaba sendo seu diferencial competitivo no mercado. Existem determinados ramos de negócio que são quase impossíveis de serem imaginados hoje sem o apoio da TI. Imagine um banco comercial ou o departamento de pessoal de uma empresa com dezenas de milhares de empregados.

A TI hoje se tornou um parceiro estratégico para muitas empresas. Faz parte do negócio por isto falamos que a TI es integrada ao necio. Atualmente as decisões sobre os investimentos em TI são tratadas nas reuniões de planejamento estragico pelo conselho administrativo da empresa. Não é mais possível tratar a TI isoladamente. 

A TI deixou de ser tratada por técnicos e passou a ser incorporada na estratégia da empresa para alcançar seus objetivos. Em algumas empresas, obviamente, não este mesmo nível de integração: a TI ainda é tratada como um componente tecnológico. Quando a TI é tratada como componente tecnológico e apenas é comunicada sobre as decisões da organização, ela se torna muito reativa às mudanças, e muitas vezes não consegue atender prontamente todas elas. Em empresas onde é colocada como parceira de negócios, a TI consegue antecipar as mudanças e consegue fazer um planejamento adequado.


Com o aumento do peso de importância dentro da organização, a TI passou a ter vários desafios. Vejamos alguns:

  • Adaptar-­se rapidamente às necessidades de mudança do negócio.Hoje no mercado competitivo as organizações têm que inovar o tempo todo. Qualquer serviço ou produto que as organizações venham a oferecer de alguma forma vai depender da TI. É raro hoje uma organização que não dependa da TI para executar suas estratégias. Com isto a TI tem que ser muito ágil. Qualquer mudança no negócio implica em alguma mudança na infra­estrutura de TI;
  • A TI precisa justificar o Retorno sobre o Investimento (ROI). A TI é uma das áreas das organizações que mais consumiu investimentos nos últimos anos. Os projetos de TI são complexos, envolvem tecnologias, e isto custa muito dinheiro para as organizações. A questão é que muitas iniciativas em TI nem sempre geram resultados para as organizações. A TI tem que de alguma forma justificar o seu orçamento anual e comprovar como cada projeto vai dar retorno para o negócio. E o pessoal de TI tem muita dificuldade em fazer estas justificativas, pois existe uma lacuna entre a linguagem de TI e a linguagem usada pelos administradores da organização;
  • Com a competitividade do mercado, as organizações vêem-­se pressionadas a reduzir seus custos internos. Todas as áreas da organização são impactadas, inclusive a TI. Por isto a TI precisa obter maior eficiência e eficácia nas suas operações. Ela precisa conseguir executar suas operações com um orçamento anual menor;
  • Como os processos de negócio de uma organização dependem de algum serviço para funcionar, chegamos a um ponto em que qualquer parada em um serviço de TI impacta diretamente o negócio. A TI tornou­-se um risco operacional para a organização. Ela precisa ser flexível o suficiente para atender as novas demandas dos negócios e ao mesmo tempo ela precisa criar um ambiente de TI estável.  O grande desafio é aumentar a disponibilidade dos serviços de TI;
  • Como grande parte das informações da organização estão armazenadas em sistemas, servidores e bancos de dados, qualquer norma regulamentadora impacta diretamente as operações de TI. A segurança da informação é algo crítico para as organizações. Leis e regulamentos impactam diretamente a TI da organização. Com isto, as operações de TI têm que oferecer o menor risco possível, segurança e conformidade com todas estas leis e regulamentos.

    Gráfico mostrando a evolução e o grau de maturidade de diversos frameworks de TI
    Diversos frameworks aplicados em TI, a data do surgimento bem como o graus de maturidade deles

    Dessa forma, os desafios de TI, atualmente, não são pequenos. Para permitir que a TI desse conta deles, vários modelos (popularmente chamados frameworks) de processos e boas práticas foram criados.

    O gráfico abaixo mostra a época do surgimento de vários desses frameworks bem como a maturidade do gerenciamento de TI no eixo vertical:

     A ITIL V3 é um framework que vai ajudar a TI a se integrar com o negócio.

    A ITIL (IT Infrastructure Library) é uma biblioteca composta pelas boas práticas para Gerenciamento de Serviços de TI. Criada pelo Governo Britânico em 1980, tornou­ se padrão de fato no mercado em 1990. Trata­se de uma biblioteca composta de 5 livros principais. Não se trata de uma metodologia e sim de um conjunto de boas práticas adotadas em várias empresas. Atualmente é o framework mais adequado para o Gerenciamento de Serviços para os departamentos de TI


    A ITIL é um consenso de como devem ser tratados os processos dentro de um departamento de TI. Os processos propostos são genéricos, podendo ser utilizados por qualquer empresa, seja pública ou privada, de grande ou pequeno porte. Estes processos devem ser adotados e adaptados ao seu negócio –  não existe uma receita pronta. Uma vantagem da ITIL é que ela é independente de plataforma tecnológica.

    Não é correto afirmar que um processo é compatível com a ITIL, nem mesmo falar em implantar a ITIL. O objetivo é implantar o Gerenciamento de Serviços de TI, e para isto a ITIL pode ser utilizada como base das boas práticas.

    Os processos e organizações podem ser avaliados em termos de compatibilidade com as normas BS 15000 ou ISO 20000 (criada em dezembro de 2005), que são padrões de Gerenciamento de Serviços de TI. Entretanto, ferramentas e pessoas não podem ser certificadas em ISO 20000. A ISO 20000 é voltada para empresas prestadoras de serviços que têm como foco avaliar a conformidade dos processos da empresa com as práticas sugeridas. O padrão ISO substitui o padrão BS 15000. 

    Uma organização que adota as práticas da ITIL terá mais facilidade em conseguir a certificação ISO 20000. A ITIL explica como devem ser os processos e a ISO 20000 tem os requisitos obrigatórios que especificam o que a empresa deve cumprir para que ela tenha um sistema de Gerenciamento de Serviços de TI.

    Gráfico mostrando o relacionamento entre Itil, norma ISO e o gerenciamento de serviços de TI
    Relação entre Itil, norma ISO e gerenciamento de serviços de TI


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