Os desafios que a TI precisa superar nessa transformação não são pequenos. Para ajudá-la foram criados vários modelos ("frameworks") de processos e boas práticas. Dentre eles se destaca o ITIL V3 que é um framework que vai ajudar a TI a se integrar com o negócio
Como você verá o ITIL é uma biblioteca (na verdade um conjunto de cinco livros principais) composta pelas boas práticas para gerenciamento de serviços de TI. Não é uma metodologia e sim um consendo de como devem ser tratados os processos dentro de um departamento de TI.
A ITIL não é uma receita pronta e sim a proposição de melhores práticas de processos |
A vantagem da ITIL é que os processos propostos são genéricos, podendo ser utilizados por qualquer organização, independente do porte, e devem ser adaptados ao negócio, respeitando a cultura da organização. Ou seja, a ITIL é contra "receitas prontas"!
Não é correto afirmar que um processo é compatível com a ITIL, nem mesmo falar em implantar a ITIL. O objetivo é implantar o Gerenciamento de Serviços de TI, e para isto a ITIL pode ser utilizada como base das boas práticas.
O que veremos sobre ITIL nesse guia:
Aconselhamos a leitura dos tópicos na ordem que aparecem abaixo para uma melhor visão do que é a ITIL V3:
- Introdução à ITIL V3;
- O desenvolvimento da ITIL;
- Boas práticas na ITIL;
- As diferentes organizações ("patrocinadores") da ITIL;
- Como é a certificação ITIL;
- A biblioteca ITIL;
- Os cinco livros da ITIL V3 e onde fazer download deles;
- A definição de serviços pela ITIL V3;
- O gerenciamento de serviços pela ITIL V3;
- Criando valor para os serviços;
- O que são ativos de serviços;
- Funções, processos, papéis e a ITIL V3;
- A importância do ciclo de vida do serviço na ITIL V3;
- Estratégia de serviço;
- Atividades e processos da Estratégia de Serviço na ITIL;
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